Vitória de Pirro na AE do Benfica

Algumas notas sobre a Assembleia-Geral Extraordinária realizada anteontem:

1- Gritos, tensão e contestação é o normal em todas as AG Extraordinárias. Esta não foi diferente. Nem era de esperar que fosse, uma vez que foi requerida por um conjunto de sócios que, no último ano, mais não tem feito do que gritar e contestar. Conseguiram o que desejavam e o que precisavam, mostraram a todos os benfiquistas ao que vêm. Tiveram a sua vitória de Pirro.

2- Foi dada voz a todos os associados que a pediram e a reunião magna rapidamente se transformou num comício da oposição, unidos em torno de uma estratégia comum: atacar a Direção do Clube, António Pires de Andrade, Presidente da MAG, e massajar o ego daqueles que só conseguem ser relevantes destruindo. Servir o Benfica nunca foi o objetivo.

3- Foi deprimente assistir à intervenção de Noronha Lopes, que após se ter acobardado e fugido a um novo escrutínio dos sócios, se empenha em perpetuar o mito que criaram em seu redor. Continua amarrado às eleições de outubro passado e é incapaz de demonstrar o mínimo de liderança e apresentar ideias com vista ao futuro do clube.

4- A campanha de Benitez tem sido assente em ataques e difamações. Ontem estendeu a mão ao presidente do Benfica na esperança de receber sangue, mas Rui Costa deu-lhe rosas.

5- Aqueles que passaram vídeos e informações a um jornalista de um canal televisivo que sobrevive às custas de denegrir o Benfica prestaram um péssimo serviço ao Clube. São os mesmos que depois andam a apregoar a prática dos bons costumes e os valores do Benfica que têm de ser respeitados. Mattamouros também se pavoneou na sua rede social Twitter a partilhar vídeos da Assembleia-Geral Extraordinária. Uma vergonha sem precedentes.

6- Rui Costa foi, ao longo de toda a reunião magna, ardilosamente atacado por uma plateia hostil e manteve sempre uma postura serena. Demonstrou, numa prova de fogo, que tem a capacidade de unir o Benfica fragmentado e os benfiquistas. No encerramento ainda acedeu a todos os caprichos da oposição, aceitando, também ele, que nas eleições seja feita a contagem dos votos físicos. Muito bem.

Ontem a oposição teve a sua vitória de Pirro. Dia 9 de outubro os sócios do Sport Lisboa e Benfica darão a resposta que merecem.