A possível transferência de João Mário para o Benfica promete ser tema de conversa nos próximos dias e muito devido à cláusula anti-rivais colocada pelo Sporting, onde os leões afirmam ter de receber 30 M€ caso o internacional português seja transferido para os encarnados.
Em Janeiro de 2020, o Sporting foi multado em 80 mil euros pela FIFA, por pretender uma compensação extra se Barcos e Raphinha (jogadores que foram vendidos a Liga de Quitos e Rennes) regressassem a Portugal sem ser para atuar de leão ao peito.
Na base desta multa está o artigo 18 do regulamento das transferências, que diz “Nenhum clube deve celebrar um contrato que possibilite adquirir a capacidade de influenciar em questões de emprego e transferência, a sua independência, políticas ou o desempenho das suas equipas”.
Contudo, o Sporting não foi o único clube multado devido a estas cláusulas anti-rivais. Também a Juventus foi multada em 35 mil euros, por ter incluído uma cláusula aquando da venda de Mehdi Benatia para o Al-Duhail, que impossibilitava o jogador franco-marroquino de voltar a Itália para atuar por Napoles, Milan, Inter, Roma ou Lazio, ou fosse vendido ao PSG.
Será que o Sporting tem razão e vai receber uma elevada quantia pela transferência de João Mário para a Luz, ou a cláusula colocada é ilegal e o Sporting não aprendeu com os erros cometidos no passado?