O Cartão de Adepto foi implementado recentemente e tem sido uma verdadeira dor de cabeça, com muita contestação nos adeptos à mistura.
Mas afinal o que é o Cartão do Adepto?
É o documento de identificação necessário para aceder às ZCEAP dos recintos desportivos. Zonas especiais onde é permitida a utilização de megafones ou outros instrumentos de ruído (por percussão mecânica ou sopro), bandeiras, tarjas ou outros acessórios de dimensão superior a 1m2.
Para ser adquirido este cartão tem de ser feito um pedido à APCVD, sendo exigido um documento de identificação oficial e tem um custo de 20 euros. O cartão tem a validade de três anos.
No entanto, este cartão tem sido alvo de muita contestação.
No jogo entre Moreirense e Benfica, a zona destinada aos portadores deste cartão ficou completamente vazia.
Tanto os adeptos do Benfica, como dos cónegos, fizeram questão de se manifestarem contra o projeto. Com efeito, os simpatizantes encarnados exibiram uma tarja, durante largos minutos na segunda parte, onde se podia ler “não ao Cartão do Adepto”. Por sua vez, o Moreirense também não tinha adeptos na zona restrita que lhe era destinada e os simpatizantes adotaram um protesto semelhante, com tarjas a criticar a solução, colocadas nas imediações do estádio.
Benfica e Moreirense não foram os únicos a mostrar o seu desagrados, com vários clubes da primeira liga a contestarem este cartão.