Presidente do Supremo Tribunal de Justiça diz “Há muito espetáculo a envolver estas detenções”

Henrique Araújo, presidente do Supremo Tribunal de Justiça considerou que as detenções estão envoltas em demasiado espetáculo.

Há muito espetáculo a envolver estas detenções. Qualquer cidadão liga a televisão e vê durante o dia inteiro as movimentações do arguido – a sair de casa, a entrar nas instalações da polícia, a ir para o tribunal, a sair do tribunal depois de ouvido, para além das entrevistas aos advogados e os comentários políticos – tudo isto é compreensível porque há um escrutínio público e isso é positivo, mas considero que é um exagero” afirmou Henrique Araújo.

O magistrado considera que nestes casos protagonizados por figuras conhecidas, é criada uma grande expectativa sobre o que vai acontecer aos arguidos, o que leva a que os cidadãos no final do caso possam sentir alguma frustração.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça criticou a morosidade dos grandes processos e, para que a Justiça seja mais célere, defendeu que “é preciso cortar com o excesso de garantias de defesa dos arguidos”.

Henrique Araújo apontou também é necessário capacitar a investigação de mais meios, o que, na sua opinião, não tem sido prioritário para o poder político.