A contratação de Messi por parte do Paris SG deixou os adeptos empolgados.
Mal a sua camisola foi lançadas, muitos foram os adeptos que foram a correr às lojas do clube, em busca da camisola do craque argentino.
O director de diversificação da marca PSG afirmou: “É uma loucura falar desses números [os que têm circulado nas redes sociais]. Sim, a tendência de vendas foi fenomenal, mas muito longe do milhão de camisolas que se falou”.
O jornal ‘AS’ revela umas declarações de Toni Roca, especialista em direito desportivo e diretor da Sports Law Institute, nas quais desmonta a teoria de que uma transferência deste calibre se paga somente pela venda das camisolas.
Nas contas de Roca, o PSG obtém cerca de 7% da venda de cada camisola (a réplica custa 90€; a camisola oficial de jogo 150€), algo que garante somente 6 a 10 euros de lucro por cada transação. Quer isto dizer que, para pagar o investimento em La Pulga (120 milhões de euros), o clube francês teria de conseguir vender qualquer coisa como… 15 milhões de camisolas!
“Os lucros da venda das camisolas vão diretamente para as marcas e não para os clubes. Neste caso o beneficiado é a Nike e não o PSG”.