Segundo informações avançadas pela BBC, oito jogadores brasileiros da Premier League não vão poder participar nos jogos da próxima jornada.
Isto acontece depois de a Federação Brasileira ter acionado uma cláusula perante a FIFA, que impede os futebolistas de jogarem pelos respetivos clubes caso estes não sejam libertados para representar as seleções.
Liverpool, Manchester City, Manchester United, Chelsea e Leeds vão ser os clubes afetados por esta medida.
O regulamento da FIFA permite que os jogadores que não sejam libertados pelos respetivos clubes para representar as seleções possam ser afastados durante cinco dias após o fim da janela de partidas internacionais.
Os clubes ingleses não permitiram os jogadores brasileiros fossem chamados à seleção devido ao facto de o país sul americano estar na ‘lista vermelha’ da Inglaterra, relativamente à covid-19.
Os jogadores em questão são Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus e Ederson (Manchester City), Fred (Manchester United), Thiago Silva (Chelsea) e Raphinha (Leeds).
A única exceção dos habituais convocados de Tite que poderá jogar este fim-de-semana será Richarlison. A CBF decidiu não impedir que o jogador do Everton fosse a jogo devido ao facto do clube de Goodison Park ter permitido que o avançado integrasse a equipa olímpica, quando o clube não era obrigado a tal.
Outros países do continente americano também adotaram a mesma postura da federação brasileira. O Paraguai, o Chile e o México também apelaram à FIFA e impedirão que Miguel Almiron (Newcastle), Francisco Sierralta (Watford) e Raúl Jimenes (Wolves), respetivamente, atuem esta jornada.