O investidor do Sporting apanhado em investigação

Para nossa surpresa – ou talvez não – esperávamos ver, no mínimo na tv da Cofina, ser dado destaque a esta notícia, que envolve o maior investidores individual do Sporting CP.
Agora, e de acordo com a investigação do Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), foram descobertas várias contas nos nomes dos dois empresários, algumas das quais seriam partilhadas.

O ex-banqueiro Álvaro Sobrinho e Hélder Bataglia, também ligado ao BESA, estão entre os mais de cem portugueses em investigação. Tiveram conta conjunta no Credit Suisse, acusado de manter fortunas ligadas à corrupção.

Hélder Bataglia chegou a ter, entre 2010 e 2014, 42 milhões de francos suíços (cerca de 40 milhões de euros) naquele banco. Já Álvaro Sobrinho teve, entre 2009 e 2014, uma conta com 78 milhões de francos suíços (mais de 75 milhões de euros).

Ao todo, Hélder Bataglia chegou a ter 10 contas e Álvaro Sobrinho 12, três das quais partilhadas e todas abertas no mesmo dia: 26 de janeiro de 2011. Numa delas, a de maior valor, os dois portugueses chegaram a partilhar 913 mil francos suíços (perto de 879 mil euros).

Nada disto foi suficiente para parar o mundo e esquecer tudo o que se passa a nossa volta, para se associar Álvaro Sobrinho ao clube de Alvalade.
Já as buscas feitas à SAD do SC Braga, serviram para, rapidamente, “colar” o acontecimento ao SL Benfica, usando para isso a contratação de Lima, em 2012.