Em tempo de crise mundial em Portugal a SIC tem feito um trabalho de excelência no que toca a informação. Mas nem tudo é bonito e ontem, o excelente trabalho até há data, caiu ao fazerem fake news. Um canal que tem um programa chamado “polígrafo” e que fala nas fake news.
As imagens usadas são de 2011 e não correspondem à verdade como Duarte Carreira desmonta neste vídeo.
A SIC emitiu no Jornal da Noite de hoje (21/Março/2020) uma notícia falsa, com recurso a imagens de 2011. Toda a peça, que desmonto neste vídeo, está repleta de MENTIRAS cuja única intenção só posso concluir ser uma – semear o pânico. (1/2) pic.twitter.com/O9dI0EEnzQ
— Du•Arte (@duartecarreira) March 21, 2020
Ricardo Costa, director de informação da SIC, prontamente respondeu pedindo desculpas. Justificou-se com a “falta de verificação básica”. A tal verificação que tanto criticam nas redes sociais.
A peça foi retirada do ar e seguir-se-á um pedido de desculpas público. Foi um erro absurdo de falta de verificação básica de um vídeo que estava a circular. Obrigado pelo aviso
— ricardo costa (@RcostaRicardo) March 22, 2020
De recordar que este foi o canal que usou figurantes na Madeira para tentar acusar o Benfica de aliciamento a jogadores e também foi o canal que disse que o Benfica seria acusado no caso e-toupeira.
Estamos juntos, unidos e prontos para batalhar contra este vírus mas não esquecemos o outro vírus com que estas pessoa infectam as massas.