O desespero é muito, a clarividência é pouca. É este o resumo das declarações do Presidente do #Portoaocolo em Belém. Mentir, omitir, deturpar nada faltou, mas vamos por partes.
«Se o FC Porto seria justo vencedor nesse caso? Parece-me que o que tem sido feito, nos campeonatos que acabam, é que conta a classificação que está.»
Que Campeonatos?
Em Portugal, a FPF (no que diz respeito ao futebol) cancelou o Campeonato Nacional de Seniores, a 1ª Liga de futebol feminino, a 2ª Liga de futebol feminino e os campeonatos de formação. Em nenhum houve campeões. A II Liga foi anulada pela LPFP também sem campeão. É disto que estará a falar?
«A própria federação e a liga já o mostraram, quando interromperam o campeonato da II Liga e quem subiu foi quem estava em primeiro e segundo quando o terceiro ainda podia subir. Estava assim, foi assim que acabou. Não vejo que tivessem um critério para a I Liga e outro para a II Liga.»
Pois, é verdade. Foram indicados para subir, mas não houve campeão. Será que Jorge Nuno obteve essa informação? Ou ele próprio está a dizer que quer que não existam campeões?
«O que está a ser feito é assim, no campeonato francês, quem ia em primeiro foi campeão.»
OK. Portanto estamos a comparar a situação do PSG (com mais 12 pontos e menos 1 jogo) com a situação em Portugal. Faz sentido. Já agora, porque não referir a situação dos outros 2 Campeonatos anulados (Holanda e Luxemburgo) onde não houve campeões? Pois, deve ter sido um “lapso”.
Já agora, para quem não sabe, em França houve unanimidade da direção da Liga composta por 25 elementos (dos quais 10 são clubes). Em Portugal, a decisão na II Liga foi também ela tomada por unanimidade pela direção. Bem que podia ser um Artur Soares Dias ou um Carlos Xistra a decidir, não era, Jorge Nuno?
Por fim, relativamente à justiça da classificação a 10 jornadas do final, deixamos um quadro com o que se passou nos últimos Campeonatos em Portugal. Como podemos observar, em 38% das ocasiões existiu alteração na liderança a 10 jornadas do fim e se considerarmos uma diferença igual ou inferior a 1pt – tal como se verifica agora – este número sobe para 75%. Ou seja, a classificação a 10 jornadas do final nada quer dizer quanto ao seu desfecho.
Aliás, nem a classificação com 5 jornadas por disputar nos diz algo. Como é óbvio para todos, menos para os cartilheiros do #Portoaocolo.