Ex-candidato à presidência do FC Porto insulta Ivan Almeida

O ex-candidato à Presidência do FC Porto, Nuno Lobo, após as denúncias de Ivan Almeida dos insultos racistas da qual foi alvo – registadas durante a transmissão televisiva -, teve o ato (esperemos que irrefletido) de fazer uma publicação numa rede social, em que afirma que “vai para a tua terra” não é um afirmação xenófoba ou racista, destratando inclusive, o próprio jogador.

A única coisa que nos ocorre, é que o que para este ser abjeto, xenofobia e racismo são algo tão natural na cabeça dele só pelo simples facto de, ele próprio, ser um inqualificável xenófobo e racista.

Deve pois, ser alvo de todo o tipo de denúncias – às autoridades inclusive – e ser exposto.
Esta afirmação está ao nível daquela que um juiz teve, ao não encontrar crime algum no facto de um adulto acariciar um criança por baixo da roupa. Segundo o juiz, isso não faz dele um pedófilo, tal como para Nuno Lobo, dizer “vai para a tua terra” não faz dos atentos portistas que o disseram, uns xenófobos ou racistas.

Mas já não nos admira muito. Quando temos Federações Desportivas e Ligas de Clubes que não condenam estes atos ou até ofensas dos seus selecionáveis a outros clubes e adeptos, entende-se porque é que para os Nunos Lobos da vida, isto é uma normalização dos conceitos.

Tal como aconteceu com o Rio Ave depois do caso de racismo protagonizado a um jovem jogador do SLBenfica, veremos se o FCPorto irá, também ele, receber algum galardão de mérito, por ter adeptos exemplares.