Ex árbitro Pedro Henriques e os “bitaites” do FC Porto

O antigo árbitro Pedro Henriques falou sobre a retoma do campeonato, marcada para 4 de junho, e defendeu que o encontro que vai lançar mais polémica será o Marítimo-Benfica, referente à 29.ª jornada.

Em declarações no canal A Bola TV, o ex-árbitro defende que a única forma de se solucionar este problema era se o jogo não ocorresse no Estádio dos Barreiros e, apesar de entender a posição de Carlos Pereira, presidente do clube insular, considera a decisão é errada.

“Percebo que o Marítimo tenha feito a defesa dos seus interesses, mas acho que é decisão completamente errada. Não só pelos aspetos financeiros, como pela segurança de todos os envolvidos nas viagens”, indicou Pedro Henriques, acrescentando que é “muito grave” colocar os árbitros a viajar no mesmo voo das equipas que vão à Madeira.

Sobre o encontro em questão, o ex-árbitro pensa que o mesmo “é o ponto mais sensível”, não só pelos clubes que estão diretamente ligados ao jogo, mas também por um “terceiro elemento”.

Segundo Pedro Henriques, o FC Porto vai, antes do jogo, “lançar bitaites e suspeitas” e, caso haja um erro por parte da equipa de arbitragem, que alguém do clube portista vai colocar o mesmo no centro das atenções.

“Temos um terceiro que é o FC Porto. Obviamente, mesmo não sendo o clube de forma oficial, que as redes sociais e diretores de comunicação que trabalham nos bastidores, vão, garantidamente, antes do jogo, começar a lançar bitaites e suspeitas e depois, se acontecer o tal erro, que é muito provável que possa acontecer, de certeza absoluta que alguém que vai colocar essa circunstância”, salientou.

Ao mesmo tempo, Pedro Henriques aponta o dedo aos organismos do futebol português e às pessoas que estão nas posições de poder.

Para o ex-árbitro, falta “muita coragem” a quem toma as decisões, considerando que eles estão mais preocupados em ficar “bem na fotografia”.

“Percebo a cultura dos clubes apenas pensarem nos seus umbigos, já não entendo a falta de firmeza de quem tem o poder de decidir. Falta muita coragem a quem tem de decidir, muitas vezes mais preocupado em ficar bem com todos e bem na fotografia”, indicou.

Após 24 jornadas, o FC Porto encontra-se na frente do campeonato, com 60 pontos, mais um que o Benfica, segundo classificado.