A APAF, através de um comunicado publicado na rede social Facebook, anunciou que “os árbitros C1, assistentes e estagiários decidiram por unanimidade entregar pedidos de dispensa que terão efeito a partir do prazo regulamentar”.
Reunidos esta noite com o Conselho de Arbitragem, decidiram apresentar pedido de dispensa, mas dentro do prazo regulamentar, ou seja para dentro de 20 dias. Desta forma, a jornada do próximo fim de semana decorrerá dentro da normalidade, ficando o pedido de dispensa para ser efetivado na 14.ª jornada da Liga e na 16.ª jornada da Liga 2. José Fontelas Gomes, líder do Conselho de Arbitragem, teve papel decisivo na reunião desta noite, conseguindo evitar que os árbitros não marcassem presença nos jogos do próximo fim de semana e adiando também a possibilidade de colocar em risco a jornada seguinte, nomeadamente o clássico FC Porto-Benfica.
No entanto, os árbitros deixaram assente que vão fazer uma série de exigências, que, caso não sejam cumpridas, avançarão para uma paragem efetiva da actividade.