José Sócrates defende Luís Filipe Vieira

José Sócrates reagiu à detenção de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo, tecendo duras críticas à justiça portuguesa.

O antigo primeiro-ministro escreveu num artigo publicado no Diário de Notícias, “agora, prende-se primeiro e pergunta-se depois”.José Sócrates continuou as críticas dizendo “Ao senhor juiz presidente não impressiona que as autoridades penais prendam durante onze meses sem que apresentem qualquer acusação durante esse período. Não impressiona que se adiem indefinidamente uma, duas, três, quatro, cinco, seis vezes os prazos legais de inquérito. Não o impressiona a despudorada e ostensiva violação do segredo de justiça. Nada disto lhe suscita qualquer reflexão”.

Sócrates criticou também o Benfica, apontando que não existiu uma palavra de simpatia por quem ainda há pouco tempo era o líder. “O cadáver ainda não arrefeceu e ali só se vê cálculo e ambição e poder e oportunismo”.

O antigo primeiro-ministro está a ser julgado no âmbito do processo “Operação Marquês” e é acusado de três crimes de branqueamento de capitais e mais três de falsificação de documentos, de um total de 31 crimes de que estava acusado.